Araçá (Psidium cattleyanum)
Também conhecida como araçazeiro, araçá-rosa, araçá-da-praia, entre outros, é uma árvore de porte arbustivo, com ciclo perene, natural da Mata Atlântica onde o clima é tropical e úmido. Em fase adulta apresenta copa em formato mais arredondado e pode alcançar no máximo 9 metros de altura. É própria de quintal ou pomares domésticos pelo seu porte reduzido.
Inicia sua produção a partir do 2° ao 4° ano de plantio e tem sua frutificação durante a primavera e o verão, onde pequenos frutos arredondados de coloração vermelha ou amarela se estendem pelos seus ramos.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos férteis, profundos e ricos em matéria orgânica. As mudas devem ser plantadas em covas bem preparadas. Apesar de preferir sol pleno, tolera também sombreamento parcial. Resiste bem a geadas e é exigente quanto à água, não tolera estiagem prolongada.
Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita.
