Acerola (Malpighia emarginata)
Também conhecida como aceroleira, cereja-das-antilhas, entre outros, é um arbusto com ciclo perene cultivado em locais de clima é tropical e úmido.
É de pequeno porte, em fase adulta apresenta copa em formato um pouco irregular e pode chegar até 3 a 5 metros de altura. É própria de quintal ou pomar, podendo ser utilizada também como ornamental e em vasos como bonsais.
Floresce em ciclos durante todo o ano quando em regiões quentes, produzindo grande quantidade de pequenos frutos que variam sua cor de laranja até vinho dependendo do local em que está plantada.
Deve ser cultivada sob sol de pleno, em solos férteis e ricos em matéria orgânica. É bastante resistente porem não suporta grandes períodos de estiagem ou alagamentos. Deve ser irrigada regularmente mantendo a terra sempre úmida com especial atenção durante a floração e frutificação.
Lembre-se de utilizar proteções como luvas e blusas de manga comprida ao manipular a planta em podas ou colheitas. Pessoas de pele sensível podem ter reações alérgicas em contato com pequenos pelinhos que a planta possui em seus ramos e folhas.
Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita.
Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, com a casca bem vermelha e brilhante. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.
Possui alto teor de vitamina C, A, do Complexo B, Antioxidantes e outros nutrientes que reforçam o sistema imunológico.
