Lichia (Litchi chinensis)
Também conhecida como lichieira ou uruvaia, é uma árvore com ciclo perene natural da China e arredores, onde se observa clima tropical e úmido a temperado e seco. É uma espécie é de porte médio, em fase adulta geralmente apresenta copa em formato arredondado e pode alcançar de 15 a 20 metros de altura. É própria para quintal ou pomar, podendo ser utilizada também como ornamental e em vasos como bonsais.
É uma planta de crescimento tardio e demora alguns anos para produzir. Iniciada a sua produtividade floresce uma vez ao ano, geralmente ente primavera e o verão, dando grande quantidade de frutos em toda extensão de seus ramos.
Deve ser cultivada preferencialmente em locais de clima frio, sob sol de moderado a brando, em solo fértil, profundo e bem estercado. A muda deve ser plantada em covas bem preparadas e a planta jovem precisa ser mantida em ambiente semisombreado nos primeiros meses de vida. Não exigente quanto à água, deve ser irrigada periodicamente, com especial atenção após o aparecimento dos frutos.
É necessário que a planta passe por um estresse hídrico, ou seja, fique sem água por um período, para que se inicie a produção de frutos.
É bem sensível quanto a estercação. Porém deve-se observar itens como distância, quantidade e tipo de esterco a ser aplicado.
Planta de clima frio. Observe o ambiente antes do plantio pois o clima interferirá na produção de frutos.
